hvordan bli en influencer på instagram, snapchat, youtube, tiktok

Como Se Tornar um Influenciador

Como se tornar (e continuar a ser) um bom influencer?

Você pode ter lido nosso post sobre o que é um influencer e pensado: "ei, eu quero ser um influencer!" ou talvez você já tenha começado, mas sinta que precisa de mais informações sobre como as coisas funcionam? Então este é o guia para você. Quer você vá se tornar um embaixador de roupas, calçados ou outros produtos, essas etapas irão te ajudar!


Passo 1: Encontre sua plataforma

A primeira coisa que você precisa fazer é decidir em qual plataforma deseja focar. Muitos grandes influenciadores hoje têm contas no Tik Tok, Instagram, Youtube e mais, mas quando você está apenas começando, é sensato ter um foco principal em uma ou duas plataformas, em vez de tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Lembre-se, é melhor fazer uma coisa corretamente do que fazer muitas coisas de forma medíocre!
Aqui está um guia para algumas das plataformas mais populares para influenciadores hoje em dia e para quem elas podem ser adequadas:



Tik Tok: Vídeos curtos com um editor integrado. Se você preferir fazer tudo pelo telefone, isso é para você. É ideal para quem quer criar vídeos de dança, esquetes engraçadas, compartilhar opiniões, dicas e conhecimentos que podem ser transmitidos rápida e facilmente. 

 

Instagram: Conteúdo de imagem. Se você gosta de fotos, esta é a plataforma para você. O Instagram permite que você crie uma combinação de conteúdo de imagem e vídeo, além de escrever textos curtos. 


Youtube: Vídeos mais longos. Se você gosta de videografia e tem tempo para criar vídeos mais longos que exigem mais edição, esta é uma boa plataforma para você. É adequada para conteúdo como vlogs, vídeos mais longos onde você fala sobre diferentes temas, tutoriais etc. 


Blog/sítio pessoal: Conteúdo textual mais longo e uma mistura de mídias. Se você deseja escrever artigos, avaliações e afins, esta é uma ótima plataforma. Ela também permite que você reúna fotos, vídeos e textos em uma página sobre a qual você tem total controle. 

A plataforma que você escolher pode depender do tipo de produtos que deseja promover. Roupas, por exemplo, são muito populares para se tornar embaixador através do Instagram, onde até mesmo perfis "pequenos" podem receber produtos patrocinados em muitos casos. 


Passo 2: Encontre um nicho

Descubra que tipo de conteúdo você gosta de criar e tente se manter nesse tema. É mais fácil construir uma base de seguidores engajada se seus seguidores souberem o que esperar ao te seguir. É moda? treino? comida? política? historia da arte? fotos de cães? É mais fácil se tornar habilidoso em criar conteúdo de alta qualidade e conquistar novos seguidores com interesses semelhantes mantendo-se em um nicho limitado.

Imagem da influencer Mette Jakobsen
@_mettejakobsen_ encontrou seu nicho em fotos ao ar livre com seus cães!

Passo 3: invista em equipamentos que você usará

Não é de forma alguma necessário sair comprando todo tipo de equipamento de câmera e programas de edição ao começar como influencer. Comece pequeno e, à medida que você perceber a necessidade de atualizar seu equipamento, invista em equipamentos de alta qualidade que você sabe que usará. Isso pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo, facilitar a produção ou tornar a criação de conteúdo mais divertida! O ponto é: invista de forma inteligente e pense antes de comprar.


Passo 4: Não desista!

Não desista! Quando você começa, pode ser desmotivador não conseguir centenas de seguidores imediatamente, mas lembre-se de que a maioria dos influenciadores levou muito tempo para melhorar seu conteúdo e construir sua base de seguidores. Aqui estão algumas dicas sobre o que você pode fazer para se manter motivado e construir uma plataforma maior. 


Aprenda novas habilidades

Existem muitos recursos online que podem ensinar como editar fotos e vídeos, tirar fotos melhores e escrever melhores artigos. Confira nosso guia sobre reels e fotografia se ainda não o fez! Dedique tempo para aprender com os outros e pratique aumentar a qualidade do seu conteúdo. Conteúdo melhor aumenta as chances de você conseguir parcerias com empresas e geralmente atrai mais seguidores. 


Converse com seus seguidores

Uma grande parte do desafio de ser um influencer é construir e manter um relacionamento com seus seguidores. Falar com seus seguidores nos stories, fazer perguntas, responder a comentários e mensagens são todas boas maneiras de se conectar com aqueles que te seguem, e talvez até fazer novos amigos.

Conheça outros influenciadores

Não tenha medo de entrar em contato com outros influenciadores em sua área. Pode ser muito útil ter outros influenciadores para fazer perguntas quando você está começando, e isso torna tudo muito mais divertido a longo prazo! 


Poste com frequência (suficientemente)

Uma coisa que é muito importante se você deseja obter mais seguidores online é garantir que você publique regularmente. A frequência que você deve postar depende da plataforma que está usando. Por exemplo, um vídeo do Youtube exigirá mais trabalho do que um post no Instagram, e por isso talvez você deva postar com mais frequência no Instagram do que no Youtube. No entanto, certifique-se de que todo o conteúdo que você publica é de alta qualidade e agrega valor (seja em forma de entretenimento, informação ou semelhante) para seus seguidores. Não faz sentido postar todos os dias se você acaba publicando conteúdo do qual não está satisfeito e que seus seguidores não apreciam.


Autenticidade e responsabilidade

Não é segredo que você também tem uma responsabilidade como influencer de ser confiável, aberto e honesto. É fácil destruir a confiança de seus seguidores se você recomendar um produto que na verdade não gosta e que não usaria. Se você comprou a câmera que seu fotógrafo favorito recomendou e ela acabou tirando fotos ruins e quebrando rapidamente, seria difícil confiar no influenciador na próxima vez que eles postassem sobre um produto. Ao mesmo tempo, é importante garantir que você não espalhe mensagens que possam impactar negativamente seus seguidores, seja promovendo posturas que possam afetar seguidores vulneráveis negativamente ou recomendando produtos que possam impactá-los negativamente ou até serem prejudiciais. Lembre-se de que você tem o direito de dizer não caso alguém peça para você promover algo, e nunca é tarde demais para ter uma segunda consideração!

Voltar para o blogue