Ulike bilder av influencere

O que é um influenciador?

O conceito de influencer é algo que nos tornamos bem familiarizados na sociedade digital de hoje, mas o que realmente significa ser um "influencer"? Qualquer um pode ser um influencer? Quando é que se começa a ser considerado um influencer? E por que estamos tão interessados em ouvir os influenciadores? É isso que vamos abordar neste artigo de blog.

Não existem diretrizes claras para onde se coloca a linha que define quando alguém pode chamar-se de influencer, mas como a palavra sugere, o termo refere-se a alguém que tem poder de influência, ou seja, uma “influence” sobre outras pessoas. Hoje em dia, o termo é principalmente usado para aqueles que influenciam através de plataformas digitais, seja Instagram, TikTok, Twitter, Youtube ou outra qualquer. Os influenciadores são muitas vezes vistos como “especialistas” em um campo, ou são alguém que possui fortes relações com seus seguidores que fazem com que estes confiem nas recomendações, dicas e opiniões que o influenciador tem a oferecer.

Antes, costumávamos receber dicas e recomendações de amigos e familiares sobre quais roupas eram legais, quais sapatos eram os melhores, qual companhia aérea era a mais confiável. Agora, costumamos recorrer às redes sociais para ver o que as pessoas que seguimos, em quem confiamos e talvez até admiramos, recomendam lá. Qual câmera o seu fotógrafo favorito no Instagram usa? Qual companhia aérea o seu blogueiro de viagens favorito prefere? Quais tênis são usados pelo seu atleta favorito? Estas recomendações frequentemente nos poupam de ter que procurar inúmeras ofertas diferentes na internet e visitar várias lojas antes de decidirmos qual câmera, quais tênis de corrida ou qual companhia aérea escolher. Isso geralmente nos economiza tempo e pode nos ajudar a descobrir novas marcas que, de outra forma, talvez não soubéssemos.

Ser um influencer pode também ser um trabalho em tempo integral. Aqueles que têm uma capacidade de influência particularmente forte podem ser muito bem remunerados por compartilhar produtos, serviços ou mensagens com seus seguidores. Existem várias maneiras de ser pago por isso, mas normalmente isso ocorre através de um preço fixo por post/vídeo/story, ou através do uso de um link de afiliado ou código de desconto que oferece ao influenciador uma certa quantia de dinheiro por cada venda em que esse código/link foi utilizado. Nós, na Famme, operamos com links/códigos de afiliados como forma de pagamento. Você pode ler mais sobre isso nos nossos termos para influenciadores aqui.

Existem várias categorias de influenciadores:

Nano Influencer: menos de 1000 seguidores

Micro Influencer: 1000-100.000 seguidores

Macro Influencer: 100.000 - 1.000.000 seguidores

Mega Influencer: 1.000.000+ seguidores

Todas essas categorias têm suas vantagens e desvantagens. É bastante provável que você, que está lendo isso, pertença ao segmento de nano ou micro influenciador. Um micro/nano influenciador tem menos seguidores do que as duas outras categorias, mas esses seguidores costumam ser mais leais e dedicados, o que é um componente muito importante se alguém deseja ter poder de influência nas redes sociais.

Os influenciadores são geralmente um recurso extremamente valioso para as empresas com as quais trabalham, pois eles criam conteúdos de imagem, texto e vídeo para material de promoção e publicam esse material promocional em uma plataforma única que eles mesmos construíram. Isso tornou o marketing de influenciadores uma forma muito popular de marketing entre empresas grandes e pequenas, e até agora, essa tendência só tem crescido.

 

Leia também: Como tirar melhores fotos para o Instagram

Como fazer reels no Instagram

Voltar para o blogue