
Cinco sinais de que está na hora de trocar os seus ténis de corrida
Todos os sapatos se desgastam com o tempo, mesmo que você não os tenha usado por um longo período. Existe uma regra prática que diz que tênis de corrida duram cerca de 1000 km +/- 200 km. Isso, claro, varia de sapato para sapato e de acordo com o quanto foram usados. Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre os desgastes que podem aparecer no sapato e as considerações que você pode fazer para trocar seus tênis de corrida.
1. Você não lembra a última vez que comprou um par novo de tênis de corrida
Os sapatos têm uma vida útil que normalmente medimos em quilômetros, mas mesmo os sapatos não usados podem se degradar em um ou dois anos. A espuma, que é a parte mais crítica do amortecimento do calçado, se degrada e se torna menos responsiva e “viva” com o tempo. Mesmo com uso esporádico, recomenda-se que você atualize seus tênis de corrida uma vez por ano e, com uso regular, a cada 3 a 6 meses.
Os nossos sapatos da Famme têm uma sola externa grosseira feita de uma espuma EVA mais leve, e em combinação com a palmilha da Ortholite, possuem uma vida útil formidável. A mistura cuidadosamente projetada das suas distintas características tornou este um tênis de corrida incrível. Confira os feedbacks que recebemos na página do produto.
- Leia mais sobre as avaliações do tênis
- Saiba mais sobre a tecnologia por trás da sola Ortholite
2. Seus sapatos têm mais rugas que seus pés após um banho longo
Um dos melhores indicadores visuais do desgaste do sapato é a compressão da espuma da sala intermédia. Espuma que perdeu a resposta terá rugas horizontais e parecerá “amassada”.
Este é um indicador melhor do que a sola externa de borracha — alguns corredores e caminhantes desgastam partes da borracha em menos de 150 quilômetros devido ao atrito entre o sapato e os pés.
3. Desgaste externo e interno
Procure por furos ou desgastes anormais. Eles indicam que o sapato está muito desgastado e deve ser substituído.
Embora a maioria não precise trocar os sapatos a cada 6 meses, é uma boa ideia inspecioná-los cuidadosamente após 6 meses de uso. Isso dará uma boa indicação de quão rápido seus sapatos se degradam.
4. Desgaste da sola externa
Observe a parte inferior do seu sapato; se a sola estiver extremamente desgastada em uma área, provavelmente é hora de substituí-los.
Coloque o sapato em uma superfície plana e nivelada, na altura dos olhos. A maioria dos sapatos deve ficar nivelada, sem tombar ou balançar. Se os cravos (seções de borracha) na sala externa estiverem mais desgastados, o sapato pode inclinar, balançar ou até mesmo ficar torto.
O desgaste “normal” ocorre na parte externa do calcanhar e uniformemente nas cabeças dos dedos. Se você notar desgaste excessivo em outras áreas, isso pode indicar que o sapato está gasto, ou que você precisa de um tipo diferente de sapato para suas necessidades biomecânicas.
5. Tudo começa a doer
Seria ótimo se você nunca precisasse comprar outro par de sapatos. Mas quanto mais você ultrapassa a vida útil do calçado, menos suporte e amortecimento ele oferece, causando mais estresse e fadiga nos pés, panturrilhas, joelhos e quadris.
Confira nosso artigo sobre pronação, supinação e pronação excessiva e as dores que podem vir disso.
Se seus tênis de corrida estão ficando planos ou você começou a perceber pequenas irritações nos joelhos ou pés, e se você está sentindo dores que parecem coincidir com o uso de sapatos que estão ficando velhos, trocar por um par novo e fresco pode trazer um alívio muito necessário ao seu corpo.
Se você acha que os sapatos causaram sobrecarga e desgaste em diferentes partes do corpo, será necessário considerar medidas preventivas para evitar que a dor piore. Veja nosso artigo sobre treinamento preventivo contra lesões.
Dicas para preservar a qualidade
- Mantenha-os secos. Após chuva ou uso intenso que causou suor, recheie-os com jornal ou papel similar e deixe-os arejar. Faça apenas uma lavagem superficial para remover sujeira e coisas semelhantes dos seus sapatos esportivos ou tênis de corrida e nunca os coloque na máquina de lavar. Confira nosso artigo se tiver dúvidas sobre como lavar sapatos!
Por outro lado, nossos sapatos versáteis podem ser lavados na máquina. Tire os cadarços e a palmilha, e coloque a máquina a 30 graus com centrifugação baixa. Os sapatos brancos são feitos para manter a cor branca por mais tempo.
- Alterne o uso dos seus sapatos. Você pode estender a vida útil de cada par de sapatos evitando usá-los em dias consecutivos. A espuma da sola intermediária pode levar até 24 horas para se recuperar completamente. Além disso, foi comprovado que alternar o uso entre dois pares diferentes de sapatos reduz significativamente a incidência de lesões, pois o corpo faz pequenas adaptações para cada par.
- Mantenha-os frescos. A menos que seja um par aposentado de tênis guardado para uso ocasional com um conjunto de roupas de treino e sapatos no carro, tente não deixar seus sapatos em um carro que possa ficar extremamente quente ou frio.
Para sapatos que você usa regularmente, recomenda-se armazená-los em um local que ofereça boa ventilação e onde acumulem o mínimo possível de poeira que possa prejudicar materiais delicados.